WhatsApp

Dicas que ajudam a manter seu cão mais calmo diante fogos de artifícios

Adestramento de Cães para Segurança Patrimonial
28 de outubro de 2016
Mostrar tudo

Dicas que ajudam a manter seu cão mais calmo diante fogos de artifícios

Os cães ficam apavorados no fim de ano, enquanto seus donos se divertem em festas, mas você, como um dono que se preocupa com seu cão, deve tomar medidas adicionais para garantir a segurança dele.

Alguns cães não têm nenhum problema com a visão e o som de fogos de artifício se eles foram insensibilizados – cães de caça, por exemplo, se acostumam com os sons e cheiros de espingardas de caça e pólvora. A maioria dos cães, no entanto, não são utilizados para estas coisas, por isso sentem-se apavorados em épocas de fim de ano ou comemorações especiais.

É natural os cães terem medo de ruídos altos. Os sons acionam seus sistemas nervosos e podendo deixá-los receoso e com medo. Fugir do barulho é um instinto de sobrevivência.

Lembre-se: para o seu cão, a experiência de fogos de artifício é diferente de outros ruídos altos naturais, como um trovão. Fogos de artifício são mais próximos do chão, mais vibrantes, e são acompanhados por booms súbitos, flashes e cheiros ardentes. Cães experimentam o mundo através de seus sentidos – nariz, olhos, ouvidos.

Aqui estão algumas dicas para ajudar a manter a calma do cão, para ter umas férias mais fácil para ambos.

  1. Preparação

Providencie para que o seu cão esteja em um lugar onde não haverá fogos de artifício em grande escala – uma creche para cães, em um amigo ou casa de parente ou com que seu cão é familiar. Se é um lugar desconhecido para o seu cão, levá-lo até lá algumas vezes nos dias que antecedem as comemorações. Faça isso caso não seja possível ensinar a tempo para seu cão que os fogos não são motivos de preocupação.

  1. Alojamento

Se você não pode levar o seu cão para um lugar longe de fogos de artifício, então arrume um jeito de não deixar seu cão sozinho nestes momentos de aflição. Ter alguém pra brincar com o cão nos momentos de fogo de artifício é uma boa saída para quando não há como evitar de o cão ouvir estes fogos.

  1. Aclimatação

A melhor maneira de preparar o seu cão para fogos de artifício é ter certeza de que ele está confortável com o som com antecedência. Embora este seja um processo simples, ele pode levar algum tempo – possivelmente três ou quatro meses de tocar o som gravado de fogos de artifício para o seu cão em um volume cada vez mais alto antes de comer, antes de uma caminhada, e antes de afeto e brincar.

Isto irá condicioná-lo por associação para ouvir o som e interpretá-lo como algo bom. Enquanto você pode tentar este método apenas sobre uma ou duas semanas, em tão pouco espaço de tempo só deve ser usados em conjunto com uma ou mais das outras dicas. Use o celular para reproduzir o som de fogos de artificio, ou mesmo o som potente de sua estante.

  1. A sedação

Se você achar necessário o uso de medicação para acalmar o seu cão durante os fogos de artifício, lembre-se que você deve introduzir tal ferramenta na hora certa, condicionado o seu cão a entender que a medicação está lá para trazê-los para um estado de calma.

Isso significa que você deve levar o seu cão para que estado de calma em primeiro lugar, em seguida, introduzir a ferramenta – antes dos fogos de artifício e a ansiedade começar. Se ela já está em um nível de ansiedade de 8 ou 9, em seguida, seu estado mental vai anular a medicação. A ferramenta é uma coisa intelectual usamos com os instintos de um cão. O desafio é saber como e quando conectar os dois.

  1. Comunicação

Se você for ficar com seu cão durante os fogos de artifício, envie a mensagem calmante que eles não são nada para se preocupar também irá ajudá-lo a relaxar. Lembre-se, porém, quando os seres humanos se comunicar com palavras, cães comunicar com energia, e vai olhar para seu líder do bloco em busca de pistas sobre como eles devem se comportar. Se você não está fazendo um grande negócio ou mostrando entusiasmo sobre os fogos de artifício, então ele vai aprender a ser menos preocupado também.

Em todos os casos acima, gastar energia em excesso do seu cão em primeiro lugar, antes de iniciar os fogos de artifício, por levá-la em uma muito longa caminhada para cansá-la e colocá-la em um estado de calma.